2012, o fim do mundo?

por Alexandre Fugita 12:09

O filme 2012 que estreia hoje mundialmente parte de uma premissa interessante. Os Maias, séculos atrás, criaram seu calendário que curiosamente tem uma data final: 21 de Dezembro de 2012. E o filme baseia-se nesta previsão deste antigo povo das américas.

Em termos de coisas destruídas o 2012 é recordista. Mas o filme em si é cheio de clichês ao estilo Roland Emmerich. O diretor é conhecido como criador de “disaster movies”, os filmes catástrofe. É dele “O Dia depois do amanhã” que lida com problemas climáticos e “Independence Day”, que mostra alieníginas destruindo nosso querido planeta.

Desta vez a culpa é do Sol. Algum desequilíbrio magnético do astro rei faz com que a Terra sofra calamidades. Prédios rolam, aviões surfam, destruição para todo lado. Um novo dilúvio se aproxima.

É interessante notar que o presidente dos EUA retratado no filme é negro. Interessante pois justamente agora temos o Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA. Mas não é o primeiro em filmes. E nem em filmes de destruição. O Morgan Freeman já retratou um presidente americano negro em outro filme catástrofe, o “Impacto Profundo”. Desta vez o presidente dos EUA é o Danny Glover, bastante conhecido pelo seu papel na franquia Máquina Mortífera.

O filme diverte mas não acrescenta nada. Mas esse é o objetivo dos filmes catástrofe. Divertir naquele momento. E só.

Mais infos:


4 comentários

  1. Diego Sana disse:

    Fugita multifunção escrevendo sobre cinema também? :)

    Se é divertido, que bom que pelo menos o filme tem duração de 158 minutos. Eu sempre me recuso a pagar pra ir no cinema ver filme de 90 minutos, por melhor que ele seja hehehe.

  2. Alexandre Fugita disse:

    @diego,

    hehehe! Bom, esse blog é “velho”. Só faltava escrever mesmo! E como fui na cabine do 2012, usei a oportunidade! :-)

    Valeu pelo comentário!

    Abraços!

  3. NordFX disse:

    Diretores de Hollywood geralmente gostam de especular sobre o hype diferente e temem os americanos comuns

  4. Luis Carlos disse:

    Eai Galera, ja chegamos em 2012 e nao vai ter mais atualizacao do blog?
    Abracos!!!

Deixe um comentário