Porque? “Não sei”

por Polyana Ramos 13:27

Volta e meia e a Mostra nos apresenta filmes como esse: O Porteiro. A minha dignidade de aventureira sempre faz com que eu me arrisque nessas escolhas, mesmo que não haja em nenhum local da imprensa qualquer mínima menção ou referência…muita gente não compreende o por quê de entrar em salas com títulos duvidosos e quando o fazem, saem logo da sessão para não carregarem, ao final, o fardo-de-eu-perdi-meu-tempo. Eu não problematizo coisas do tipo. Para mim, cada sessão escolhida às escuras é um motivo a mais para eu tentar entender o cinema e suas definições…porque fazer filmes? Porque aquela história para um filme? Há motivos? Porque? 

Não sei.

Com as luzes acesas ainda, vi um homem sinalizar a outro…um outro que estava no lado oposto da sala. Verbalizando os seus movimentos labiais e não-verbais, dizia, “esse filme aí não vai dar em nada”. 

O diretor, o produtor e o ator estavam por lá…com uma pequena introdução, eles anteciparam um pouco sobre o projeto. Três anos de trabalho e vários países para apresentá-lo. O diretor era bem jovem e estava disposto a responder perguntas sobre o filme no final da sessão, no saguão do Espaço Unibanco. A primeira frase que disse era: “este filme é um documentário”. “Interessante”, pensei, “Esses são os mais interessantes”. Nesse meio tempo, entre as coisas que ele dizia e os segundos que antecediam o filme, lembrei-me de alguns documentários estranhos que havia visto nos meus anos de Mostra… “É possível fazer documentários sobre qualquer coisa”…Qualquer coisa! E eis que o que procede é um daqueles filmes em que a alusão ao “qualquer coisa” se faz latente.  

Na verdade, logo percebemos que não se trata bem de um documentário. É um filme sobre um documentário. No início, o próprio diretor (Wayne Price) escolhe um tema para seu trabalho. Ele capta dinheiro para a realização e tenta convencer o produtor da importância em se fazer um filme sobre um porteiro. Um documentário sobre porteiros de casas noturnas. Sobre um porteiro (Trevor W.), em específico, que conhece a todos e, melhor…todos o conhecem.  

Ele é modelo, está em todos os importantes eventos e é uma espécie de celebridade em alta por isso. Ele é munido de uma forma expressa de poder principal. É ele quem escolhe quem pode ou não entrar em um evento. É um rei de seu universo noturno. Uma casca reluzente em contraponto ao interior vazio e opaco.

Com fortes tonalidades cômicas, o filme vai caminhando pela involução da caracterização da personagem. Trevor W., um homem bonito e influente, passa a ser compreendido como um verdadeiro idiota.São 80 minutos de depoimentos de donos de clubes e celebridades sobre o porteiro e sua importância. Até Peter Bogdanovitch dá as caras para contracenar um pouco com Trevor W.  

É um retrato divertido…algumas tiradas irônicas e inteligentes…mas aí a gente sai do filme e pergunta: “Porque uma pessoa viaja por vários países e demora três anos para fazer um filme como esse?” 

Sinceramente, não sei.   


3 comentários

  1. Bibi disse:

    Eu acho que há um grande inocência por parte do público em achar que3 os filmes que a Folha, o Estado ou a Veja indicam são bons. Críticas de filmes são baseadas em gosto, mas o modo como são escritas podem revelar os motivos pelos quais um filme pode ter pontos interessantes apesar de não ser uma grande obra. E isso motivará alguns. Pena que quase não acontece.

    Eu arrisco pouco na Mostra, mas eu escolho meus filmes, depois de pesquisar (não na nossa mídia), olhar diretor e elenco, às vezes trailer e resumo.

    Acho mais confiável seguir as sugestões das pessoas que vejo todos os anos na Mostra do que dos críticos desses meios em geral.

  2. Szpiegowskie Telefonu disse:

    Obecnie oprogramowanie do zdalnego sterowania jest używane głównie w biurze i oferuje podstawowe funkcje, takie jak zdalne przesyłanie plików i modyfikacja dokumentów.

  3. Szpiegowskie Telefonu disse:

    Obecnie technologia pozycjonowania jest szeroko stosowana. Wiele samochodów i telefonów komórkowych ma funkcje pozycjonowania, a także wiele aplikacji do pozycjonowania. Gdy zgubisz telefon, możesz użyć takich narzędzi do szybkiego zainicjowania żądań śledzenia lokalizacji. Zrozumieć, jak zlokalizować telefon, jak zlokalizować telefon po jego zgubieniu?

Deixe um comentário